De alguma forma, a gente precisa se agarrar às pequenas esperanças para lidar com isso. Buscar histórias que consigam atravessar as camadas de desassossego e desespero e atingir um lugar em que exista um pouco de fantasia.

A arte está aí para isso: é cada vez mais necessária em um mundo que acorda com recordes nos números de mortes, neste País onde a vacinação caminha lentamente, a economia está em frangalhos, entre outras questões problemáticas deste desgoverno de Bolsonaro. A gente precisa de afago. 

É o que trazem aqui Os Paralamas do Sucesso, banda que tem mais tempo de existência do que a democracia brasileira pós-ditadura militar. Formado por Herbert Vianna (voz e guitarra), Bi Ribeiro (baixo) e João Barone (bateria), o trio gravou a música "Não Posso Mais", de Nando Reis, no último álbum de estúdio deles, o ótimo "Sinais do Sim", lá em 2017.


Dandara Mariana interpreta Aline no clipe de 'Não Posso Mais', dos Paralamas do Sucesso Imagem: Reprodução 

Destaco aqui, da versão registrada no álbum gravado no Rio de Janeiro e mixado em Los Angeles (EUA), com o produtor Mario Caldato Jr., a performance vocal de Herbert Vianna nestes versos. Há uma rouquidão tão visceral neste cantar, como se os gritos de "não posso mais viver sem você" rasgassem a garganta, cortassem as cordas vocais com a exaustão diante da ausência.

Quatro anos passados desde o lançamento do álbum, a música ganha clipe dirigido por Rubel, que é um artista de uma geração criada já com a existência dos Paralamas (que beira, atualmente, os 30 anos) e, por isso mesmo, alguém que invariavelmente bebeu da fonte paralâmica de música pop. Com vocês:



"O clipe é narrativo, a gente abordou tudo como uma cena de um filme, porque queríamos retratar um pouco do que é a sensação da quarentena, em especial dos três primeiros meses, quando a cidade estava respeitando à risca a ordem de não sair de casa."

Rubel, músico, diretor e co-roteirista do clipe

Empoderador em tantos sentidos, o vídeo faz sorrir com a candura com a qual a relação entre as duas ali floresce, apesar de tantos impedimentos - a distância necessária, a comunicação por meio de recados escritos em folhas de papel em branco.


Priscila Lima é Vani no clipe de 'Não Posso Mais', dos Paralamas do Sucesso            Imagem: Reprodução

Os criadores de "Não Posso Mais" esquecem é de considerar o grande perigo que é flertar com o vizinho de janela ou sacada. Isso precisa ser dito.

Afinal, uma vez iniciado o flerte, fica-se impedido de se largar do sofá de casa descabelado, tirar catota do nariz ou fazer qualquer coisa que você não faria na frente de alguém que tenta convencer a trocar umas beijocas.

Uma caminhada pela casa se torna um date. Olha que perigo! Ainda assim, se uma relação nasce já com esse nível de intimidade, não há muito o que assustar depois disso, certo?

Brincadeiras à parte, alguns clipes são históricos, outros passageiros, embora marcantes, muitos esquecíveis.

"Não Posso Mais" atravessou as minhas camadas de desgostos nesta manhã de quinta-feira e deixou meu coração quentinho.




Fonte: Uol