E lá se vai uma era! O duo francês Daft Punk anunciou o fim de suas atividades, após 28 anos agitando festas ao redor do globo.

Eles estão entre os artistas mais influentes da música eletrônica, são sucesso na Playlist aqui da rádio, e a lista de fãs declarados inclui DeadMau5, Skrillex e Julian Casablancas (dos Strokes).



Começo Formada por Guy-Manuel de Homem-Christo e Thomas Bangalter, a dupla se conheceu no ensino médio, no começo dos anos 90, e chegou a tocar em uma banda de rock, chamada Darlin'.

Logo, porém, os artistas começaram a frequentar raves, se encantaram pela música eletrônica e reinventaram seu som.


Guy-Manuel de Homem-Christo e Thomas Bangalter, em uma das raras imagens sem capacete            Imagem: Reprodução/

O duo lançou em 1995 seu primeiro single de sucesso mundial, "Da Funk" (abaixo), cheio de groove.



Dois anos depois, soltaram o primeiro disco, "Homework", hoje considerado um clássico, que mistura elementos de techno e house music. O principal single foi "Around the World" (no vídeo abaixo), cuja letra de uma frase só gruda na cabeça tal como chiclete.



O segundo disco, "Discovery", de 1999, tornou a dupla ainda mais conhecida, com singles sob medida para bombar nas pistas de dança, como "One More Time" (abaixo) e "Harder, Better, Faster, Stronger".



"Human After All", o terceiro LP, lançado em 2004, teve recepção fria de crítica e fãs.

No entanto, para a turnê do material, eles surpreenderam com uma megaprodução de palco, em que se apresentavam dentro de uma pirâmide iluminada. O show se tornou referência para quem toca em festivais.


A icônica pirâmide do Daft Punk Imagem: CC/ Andreas H

Vi o show da pirâmide do Daft Punk em 2007. (...) Sentei no chão e foi meu melhor momento. Não tive de beber nem usar drogas. Mas estava fora da mente, mudou minha vida. Skrillex.

Em 2010, o duo fez as músicas do filme Tron e, pelo trabalho, ganhou o Grammy de "melhor disco de trilha sonora para uma mídia visual".

"Derezzed", da trilha sonora de "Tron": 


O álbum, que bombou com "Get Lucky" (abaixo) e "Lose Yourself to Dance", teve a participação de nomes como Nile Rodgers, Pharrell Williams e Julian Casablancas.



A dupla participou, em 2016, da música "Starboy", do canadense The Weeknd, mas em seguida entrou em um hiato sem lançar material novo ou realizar shows.

O Daft Punk anunciou o fim da dupla com um misterioso vídeo publicado nas redes sociais.



O mundo fica menos dançante. Mas a influência da dupla certamente continuará a reverberar nas pistas.

Deixe seu Comentário